Por Master Christian Sword of GOR <chistiansword@gmail.com>

 

Conceitos muito próximos, Honra e Integridade muitas vezes se confundem.

Além das dificuldades presentes na conceituação diferencial cada conceito ainda apresenta múltiplos significados dependendo do contexto.

Honra pode apresentar semântica diferente quando usada dentro do contexto sexual (tais como virgindade ou monogamia); no contexto religioso (prestar culto ou oferecer primazia); no contexto financeiro (pagar uma dívida), etc…

Integridade por sua vez também pode ter semânticas diferentes quando jusada em contextos específicos tais como na tecnologia de informação (integridade de dados), na integridade física (ausência de dano), etc…

Para os fins dessa reflexão iremos nos concentrar em honra e integridade no sentido do comportamento e dos valores humanos.

A partir desse referencial podemos iniciar a nossa reflexão.

Algumas conceituações de honra são:

 

Honra é um princípio de comportamento do ser humano que age baseado em valores bondosos, como a honestidade, dignidade, valentia e outras características que são consideradas socialmente virtuosas.”

A honra é um atributo humano que é aplicado aos indivíduos que se comportam estritamente de acordo com as normas morais e sociais, aceita e considerado como correto na Comunidade ou na sociedade em que vive.”

a palavra honra pode ser usado como sinônimo de boa reputação”

“A honra é um conceito abstrato que envolve uma certa quantidade de dignidade e respeito à pessoa que possui-lo. Em teoria, é atribuído aos indivíduos um determinado valor e o status com base em uma honra que é obtida através da harmonia dos chamados códigos de honra.”

“Honrado é julgamento que determina o caráter de uma pessoa exatamente: se ou não a pessoa reflete honestidade, respeito, integridade ou justiça.”

“Dr. Samuel Johnson, em A Dictionary of the English Language (1755), definia honra como tendo vários sentidos, o primeiro de que eram “nobreza de alma, magnanimidade, e um desprezo a maldade”

 

Por outro lado o conceito de integridade pode ser encontrado como:

 

“Integridade é um substantivo feminino com origem no latim integritate que significa a qualidade ou estado do que é íntegro ou completo. É sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade.

Em sentido figurado a integridade pode ser descrita como honradez, pureza ou inocência. Pode designar uma atitude de plenitude moral, sendo a característica de uma pessoa incorruptível. “

“Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo a ser íntegre, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, brioso, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.”

“Um ser humano íntegro não se vende por situações momentâneas, infringindo as normas e leis, prejudicando alguém por um motivo fútil e incoerente. A moral de uma pessoa não tem preço e é indiscutível.”

“Particularidade ou condição do que está inteiro; qualidade do que não foi alvo de diminuição; inteireza.”

“Condição do que não sofreu alteração; que não foi quebrado nem atingido; que está ileso: integridade física ou mental.”

“Característica da pessoa que é íntegra; qualidade de quem é honesto; que é incorruptível.”

“Cujos comportamentos ou ações demonstram retidão; honestidade” 

“integridade vem do latim integritate e representa a qualidade do íntegro, fundamentada pela retidão e imparcialidade.”

“Para reforçar o conceito de integridade é necessário entender também o significado da palavra íntegro. Do latim integru, ser integro significa ser inteiro, completo, perfeito, exato, imparcial, brioso, inatacável.”

 

Jerônimo Mendes sugere algumas reflexões para avaliar a integridade de um indivíduo:

 

  • O que você faz na prática está de acordo com o seu discurso?
  • O seu comportamento em casa é muito diferente do comportamento na empresa?
  • Você odeia o chefe, mas sorri e distribui elogios quando ele aparece?
  • Os filhos dos outros são sempre melhores do que os seus?
  • O cônjuge tem recebido a atenção, o apoio e o valor que merece?
  • Você é do tipo “faça o que eu digo”, mas não faça o que eu “faço”?
  • Você consegue ouvir um pouco mais do que fala, além de respeitar o ponto de vista alheio?

 

E conclui

 

“Integridade é uma virtude desafiadora, difícil de ser praticada num mundo repleto de valores equivocados, onde a importância do ter alguma coisa é maior do que a importância do ser alguma coisa. Na prática, integridade se consolida somente quando os seus valores estão em consonância com a sua conduta.”

 

Dessa forma é possível verificar que integridade em honra muitas vezes são usadas como sinônimos. Mesmo quando não são vistas como sinônimos a integridade e a honra aparecem relacionadas como nas conceituações abaixo

 

Honra é o sentimento íntimo de dignidade que decorre da prática de atitudes íntegras, levando uma pessoa a procurar manter-se merecedora da consideração das demais pela prática diligente de tais atitudes.”

“Pessoas que cultivam a honra são honestas, dignas e merecedoras da confiança. Acima de tudo, elas têm integridade, que é a base de todas as demais virtudes. E integridade, por sua vez, traz em si a retidão e a imparcialidade.”

 

Assim, realmente parece ser consenso que a integridade é condição para a honra.

A partir das observações acima existem quatro reflexões a se fazer sobre a relação entre honra e integridade.

 

  • Ambas Honra e Integridade dependem essencialmente de coerência. A coerência entre discurso e ação no caso da honra e entre os valores e a viência no caso da integridade. Quem diz uma coisa e faz outra, quem vive uma coisa e crê em outra, não será nem honrado nem integro.
  • Embora habitualmente os conceitos de Honra e Integridade estejam apoiados nos valores coletivos de cada cultura ou ambiente é perfeitamente possível ser honrado usando como referência valores pessoais, desde que cada um seja claro com relação a que escala de valore está utilizando.
  • A Honra está mais conectada aos comportamentos públicos de cada indivíduo frente a sua comunidade e aos ambientes nos quais convive.
  • A integridade diz respeito principalmente aos comportamentos privados, aos valores pessoais pelos quais cada pessoa se orienta.

 

Finalmente apresentamos algumas dicas para manter a Honra e a Integridade que apareceram na pesquisa para essa reflexão:

 

  • Faça escolhas conscientemente
  • Escolha de maneira consciente seus objetivos, de acordo com seus valores, e paute-se por eles.
  • Tenha objetivos. Os objetivos dão significado às nossas ações, e o compromisso em torná-los realidade gera a energia necessária para essa realização
  • Evite julgar nem emitir comentários baseados em avaliações, sem que existam fatos para respaldá-los.
  • Busque utilizar toda experiência como aprendizado.
  • Só prometa aquilo que tiver condições de cumprir. E, se tiver prometido e não puder de cumprir contate, o quanto antes, a pessoa com quem estiver comprometido e informe-lhe o porquê de você não poder cumprir o prometido, desculpe-se pelo transtorno causado e tome as providências que estiverem ao seu alcance para minimizar eventuais prejuízos que a pessoa possa ter.

 

São Paulo, 07 de Abril de 2017

 

Referências

 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Honra

https://edukavita.blogspot.com.br/2013/09/honra.html

https://www.dicio.com.br/honra/

https://www.significados.com.br/honra/

https://www.significados.com.br/integridade/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Integridade

https://www.dicio.com.br/integridade/

http://www.jeronimomendes.com.br/o-que-e-integridade/

http://gcnoticias.com.br/colunistas/honra-e-integridade/1058016